Cuidados com as joias

Joias podem ser danificadas por produtos químicos, golpes fortes ou fricção intensa. Evite usá-las em tarefas domésticas.

Pedras, pérolas e metais têm diferentes graus de dureza e podem arranhar-se. Guarde-as separadamente, em papel de seda.

Segure anéis sempre pelo aro, evitando esforço sobre a pedra. A química de sabonetes pode prejudicar o brilho das joias.

As pérolas em contato com perfume, laquê, xampu ou mesmo suor, podem sofrer danos irreversíveis. Água do mar também é prejudicial. Água doce não atinge as pérolas. Para limpar pérolas use apenas flanela bem macia antes de guardá-las.

Para limpar ouro, com ou sem pedras, use apenas uma flanela bem macia. Em outros casos, a limpeza deverá ser feita por profissionais.

 

CUIDADOS COM A PRATA

Para evitar a oxidação e prolongar por mais tempo sua cor natural, as joias de prata devem ser guardadas sempre em um local seco e sem luz. De preferência, sempre lacradas em sacos plásticos, guardados em caixinhas individuais ou em saquinhos.

Evite contato com produtos químicos como perfumes, cosméticos, hidratantes, cloro de piscina e produtos de limpeza.

É natural a prata oxidar e apresentar uma coloração mais escura depois de um determinado tempo de uso. Mas uma limpeza simples ajuda a recuperar as características originais da peça. Para manter o brilho do seu produto, recomenda-se realizar uma limpeza periódica com sabão neutro escova macia.

Felizmente a oxidação trata-se apenas de uma camada externa e não afeta a sua qualidade.